Periodontia: Periodontite

17/04/2015
As doenças periodontais ou das gengivas são uma das principais causas de perda de dentes nos adultos. As visitas regulares ao dentista são essenciais para manter a saúde das gengivas e para um diagnóstico e tratamento atempados quando necessário. A fase inicial das doenças de gengivas chama-se gengivite. As fases mais avançadas das doenças periodontais são problemas mais sérios com sintomas como: mau hálito persistente, dentes permanentes que estão móveis ou a separarem-se, alterações na forma como os seus dentes encaixam quando trinca. Há várias formas e fases da doença periodontal. As mais comuns são: Gengivite Fase inicial da doença das gengivas, muitas vezes caracterizada por sangramento, sensibilidade, inchaço e cor vermelha nas gengivas. Pode usar-se uma pasta de dentes ou um elixir para reduzir o sangramento e a inflamação nas gengivites moderadas. Periodontite Uma fase mais avançada da doença das gengivas envolvendo o osso e os ligamentos à volta do dente. Caso não seja tratada, pode danificar o osso e os tecidos de apoio. A sua gengiva separa-se dos dentes e o osso diminui-se. Periodontite Avançada é o maior progresso da periodontite com grande perda de apoio de osso. As suas gengivas retraem-se mais e separam-se. Pode desenvolver-se pus, a perda de osso continua e os seus dentes podem ficar soltos ou cair. TRATAMENTOS O seu dentista examiná-lo-á para verificar se tem doença periodontal em cada consulta de rotina. Será usada uma sonda periodontal para determinar se há alguma quebra no tecido das gengivas ou se surgiram bolsas entre os dentes e as gengivas. O tratamento dependerá do tipo de doenças periodontais e do avanço da doença. As opções de tratamento incluem: A raspagem remove os depósitos acima e abaixo da linha das gengivas. O aplainamento alisa as superfícies das raízes de forma a que a gengiva possa sarar. Pode ter de se usar anestesia local. Se forem encontradas bolsas profundas e estiver destruído osso, o seu dentista pode recomendar-lhe uma cirurgia periodontal. Um programa adequado de escovação, utilização de fio dental e limpezas profissionais regulares ajudará a combater a acumulação de placa e as doenças das gengivas, ajudando-o a manter os seus dentes para toda a vida.